- Voltar ao Início »
- cuidados , pele »
- 7 vilões do envelhecimento da pele
Publicado por : Unknown
domingo, 27 de julho de 2014
Levante a mão quem nunca morreu de medo de se olhar no espelho e encontrar as tão temidas rugas e linhas de expressão. Se você está nessa batalha diariamente, anote aí uma excelente notícia: é possível, sim, combater o envelhecimento da pele. Mas antes de mais nada é preciso ter em mente que essa tarefa não será tão fácil assim. Você vai precisar de muita dedicação. Por isso, reserve um tempinho todo dia para cuidar de si mesma, combinado? Você merece!
Sol
Toda mulher gosta de ficar bronzeada. Mas você sabia que o excesso de exposição solar aumenta a oxidação celular e causa perda de colágeno? Pois é. E o resultado disso é a desidratação das células e a consequente formação de rugas. “Com isso, a pele fica mais áspera e as linhas de expressão se tornam mais aparentes”, afirma a dermatologista Inaê Cavalcanti Marcondes Machado, da clínica DOM Medicina Personalizada, em São Paulo.
Como se proteger? Muito simples! Basta evitar os horários de maior incidência de raios ultravioleta (das 10h às 16h) e aplicar filtro com, no mínimo, fator 30 de proteção. O protetor deve ser usado mesmo em dias nublados, combinado?
Dormir de maquiagem
Sim, dá preguiça de remover todos os produtos aplicados ao longo do dia. O esforço, no entanto, é mais do que válido. “O sono é o momento em que a pele precisa respirar. Ir para cama de maquiagem faz com que os poros fiquem obstruídos e deixa a área mais oleosa e propensa à formação de espinhas”, explica a dermatologista Silvia Zimbres, de São Paulo. Tenha sempre à mão o bom e velho demaquilante, e certifique-se de que não há nenhum resíduo na pele antes de dormir.
Cigarro
Precisa de mais um motivo para passar longe dele? Pois saiba que a nicotina produz uma enzima que destrói todas as fibras responsáveis pela formação de colágeno e prejudica a oxigenação das células. “A substância também bloqueia as proteínas fibrosas e elásticas presentes na pele. Além disso, reduz a lubrificação cutânea e os níveis de vitamina A [antioxidante que combate os radicais livres para prevenir o envelhecimento da pele]”, diz Renata. Ou seja, melhor pensar duas vezes antes de fumar!
Álcool
De acordo com Inaê, o álcool é um agente dilatador dos vasos sanguíneos que causa alterações nas células. Resultado? Uma pele com textura mais oleosa, descamações na testa e eczemas, além dos famosos vasinhos (veias estouradas) nas pernas e de manchas espalhadas pelo rosto. Para evitar esses problemas é só ter força de vontade e ter em mente a importância que a saúde tem na sua lista de prioridades!
Excesso de limpeza
Lavar a pele é essencial. Mas não caia na armadilha de achar que o hábito de repetir o procedimento várias vezes ao dia é positivo. Pelo contrário, isso vai evidenciar ainda mais as características da pele. “A cútis oleosa produz mais óleo. Já a seca perde a hidratação e fica mais ressecada, enquanto a mista sofre as duas consequências”, comenta Silvia. Lembre-se: o ideal é higienizar a região de uma a duas vezes ao dia.
Alimentação
Procure reduzir o consumo de carne vermelha, açúcar, frituras e doces. Sim, é difícil, mas o resultado é recompensador. “Esses alimentos provocam o aumento da produção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular. Sem contar que também ocasionam manchas, asperezas, rugas e outros sinais de expressão”, conta Carolina. No lugar deles, consuma verduras, vegetais e frutas, especialmente as cítricas. Aproveite para começar agora mesmo!
Sono
Para que o organismo consiga descansar, ele precisa de uma quantidade certa de sono, que varia de sete a nove horas. “Sem isso não há como produzir colágeno. E as células também não conseguem se renovar, resultando na perda do brilho, de hidratação e da luminosidade do rosto”, diz Renata. Quer se livrar das olheiras? Então pegue seu livro preferido e vá cedo para a cama. Sua pele agradece!
Fonte: TempodeMulher