Popular Post

Publicado por : Unknown quarta-feira, 16 de julho de 2014

Você já deve ter ouvido falar em como o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas, você realmente leva a sério o momento de fazer seu desjejum? Entenda um pouco mais sobre a importância dessa refeição.


Uma alimentação saudável e equilibrada deve ser constituída de três refeições principais com, pelo menos, dois lanches (refeições menores) entre elas, durante o dia. Nesse contexto, todas as refeições realizadas têm sua devida importância, mas uma delas é fundamental e tida como a refeição mais importante do dia: o desjejum – o nosso querido café da manhã. Porém, muitas pessoas não realizam a primeira refeição do dia, por relatarem falta de apetite ou, então, por não terem tempo antes de sair de casa para o trabalho. Agora você vai saber por que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e nunca mais irá se esquecer de se alimentar ao acordar.
Primeiramente, durante o sono ficamos muito tempo sem nos alimentar, o que, por si só, já deixa nosso organismo em déficit energético, ou seja, precisando de nutrientes para desempenhar as suas funções normalmente. Nesse caso, o principal prejudicado é o cérebro, pois ele só funciona adequadamente à base de glicose, então, quando pulamos o café da manhã, isso quase sempre gera terríveis dores de cabeça no decorrer do dia.

"Uma alimentação saudável e equilibrada deve ser constituída de três refeições principais com, pelo menos, dois lanches (refeições menores) entre elas..."

Além disso, alguns hormônios atuam durante o nosso sono e continuam a atuar de maneira prolongada ao acordarmos. Um deles é o cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”. No momento em que acordamos, o cortisol encontra-se elevado em nosso sangue, gerando um aumento na degradação de proteínas, sendo elas retiradas principalmente do músculo, ou seja, há perda de massa muscular. O cortisol também gera um aumento na mobilização de gordura do tecido adiposo, com um leve aumento na oxidação dessa gordura, ou seja, a gordura sai do tecido adiposo e é queimada como energia.

Isso, por si só, seria ótimo, porém enquanto há um aumento considerável dessa mobilização, a queima não é tão elevada assim, gerando um acréscimo da gordura circulante no sangue. A longo prazo, portanto, o hábito de não realizar o café da manhã pode gerar problemas de saúde, como por exemplo: esteatose hepática e aumento na deposição de gordura visceral, que estão diretamente relacionadas com outras doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade.
No caso de quem pratica exercícios físicos, logo pela manhã, após acordar, o desjejum ganha ainda mais importância, pois o corpo será submetido a um esforço maior do que o usual, lembrando que, ao acordarmos, nosso organismo já está em déficit de energia. E o cortisol elevado contribuirá para uma maior perda de massa muscular, o que não é o objetivo de quem se exercita, não é mesmo? Atualmente até existem algumas estratégias para potencializar a queima de gordura com o treinamento aeróbico de baixa intensidade em jejum, porém, para que esse método seja feito de maneira segura, deve seguir orientação e supervisão profissional e ser direcionado para um perfil de praticante específico com um nível de condicionamento físico mais avançado.
Portanto, faça do seu café da manhã a chave que ativará seu organismo para funcionar a todo vapor. Frutas, raízes, pães, leite, seus derivados e ovos são ótimas opções para começar bem seu dia, abastecendo o corpo com bastante energia, vitaminas e minerais fundamentais para seu bom funcionamento.

" No momento em que acordamos, o cortisol encontra-se elevado em nosso sangue, gerando um aumento na degradação de proteínas, sendo elas retiradas principalmente do músculo, ou seja, há perda de massa muscular."

Fonte: iSaúde Bahia



Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 Itoligado! - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -