Popular Post

Publicado por : Unknown sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A busca por perfeição está longe de ser uma virtude do ser humano. Embora, de maneira geral, seja natural ter metas ambiciosas e tentar ter uma vida mais saudável, é importante saber lidar com falhas e erros, já que a reação diante de situações que não saíram exatamente como o planejado pode tornar a vida mais triste e estressante, divulgou o site Huffington Post.

Segundo a publicação, diversos estudos afirmam que o perfeccionismo é um ato compulsivo, como fumar e beber. Também está associado à depressão, ansiedade, a distúrbios do sono ou da alimentação e até com pensamentos suicidas.

Enquanto vício, o perfeccionismo afeta diretamente as relações humanas, como afirmou Ann W. Smith, autora do livro Overcoming Perfectionism: Finding the Key to Balance & Self-Acceptance. Para ela, perfeccionistas quase sempre têm problemas em  trabalhar em equipe, não aceitam críticas e dificilmente pedem ajuda. Em casa, eles se sentem ameaçados, estão quase sempre insatisfeitos e colocam pressão sobre os filhos para serem "perfeitos" também.

Caso você tenha se identificado com algum dos aspectos acima, aqui vão algumas dicas para lidar com o perfeccionismo e ser feliz:


Trace objetivos reais: nada de imaginar que a casa estará sempre limpa e você será sempre o funcionário do mês no trabalho. Traçar metas impossíveis é frustrante e estressante, causando depressão. Dar o melhor de si é uma coisa, mas aprenda a falhar vez ou outra.

Fale com você mesmo: nada de sair descontando suas frustrações aos berros com os outros. Além de machucar verbalmente as pessoas amadas, isso só acaba sendo mais e mais frustrante. Repense seus atos e reveja com você mesmo o que está errado. Muitas vezes os outros nem notam os seus erros o tempo inteiro.

Tenha mais consciência: foque sua atenção no momento presente. Sofrer por  antecipação ou chorar o leite derramado não vai adiantar nada. Nada de "colocar a carroça na frente dos bois". Aproveite cada momento. Coma na hora de comer, durma na hora de dormir, limpe na hora de limpar e trabalhe na hora de trabalhar.

Pense no outro: tente se colocar no lugar das outras pessoas antes de sair por aí dando "esporros" e ataques por conta de seu perfeccionismo. Ouça o que eles têm a dizer e aceite a maneira como cada um age e pensa. Assim, você pode aprender e ensinar. Saiba que acima de tudo você não precisa ser perfeito, você apenas precisa ser você.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © 2025 Itoligado! - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -