- Voltar ao Início »
- Fitness »
- Crie o hábito de fazer alongamento
Nove dicas para fazer em casa.
Eles otimizam seu exercício e livram você das dores musculares
Antes e depois de qualquer exercício físico, seja ele uma simples caminhada ou horas na academia, o alongamento é uma recomendação de todos os profissionais da área da saúde. Ao alongar os músculos, você os aquece, evitando lesões e melhorando seu desempenho nas atividades físicas. A personal treinar Nayara Cherbele da academia Bodytech de São Paulo, que ensinou alguns alongamentos para várias áreas do corpo. São necessário apenas 15 segundos em cada movimento e você estará pronta!
Alongar a parte de cima da coluna cervical
Em pé, com as pernas semiflexionadas, leve as duas mãos na parte de trás da cabeça e puxe-a para baixo levando queixo em direção ao peito.
Alongar o pescoço
Em pé, com as pernas semiflexionadas, escolha uma das mãos e puxe a cabeça em direção ao ombro do mesmo lado. Repita o movimento do outro lado.
Alongar a coluna e a parte de trás das coxas e pernas
Em pé e com os pés unidos e pernas estendidas, leve o tronco a frente levando as mãos o mais próximo do chão.
Alongar o peito e os braços
Em pé, de frente para a parede, estenda por inteiro (da mão ao ombro, enconstando por completo) um dos braços e vire o corpo para o lado oposto olhando para o lado contrário à mão. Troque o braço e repita o exercício.
Alongar os ombros
Em pé, passe um dos braços na frente do corpo (em cima do peito), e com ele estendido, faça, com a outra mão, uma leve pressão, puxando de encontro a si. Troque o braço e repita o exercício.
Alongar o tríceps
Em pé, leve uma das mãos para trás no meio das costas, e a outra no cotovelo puxando o braço para o lado oposto. Troque o lado e repita o exercício.
Alongar a parte da frente da coxa
Em pé, apoie-se em uma parede e puxe o pé para trás segurando-o no bumbum, mantendo os joelhos juntos com as pernas bem fechadas.
Alongar a parte interna da perna
Sentada no chão, com as costas apoiada em uma parede, una a sola dos pés e force os joelhos para baixo em direção ao chão. Esse exercício é muito conhecido como “borboleta”.
Alongar o glúteo e a coluna cervical
Deitado com as costas bem apoiada no chão, segure uma das pernas por baixo do joelho deixando-a flexionada e leve o joelho em direção ao peito, mantendo a outra estendido no chão. Troque o lado e repita o exercício
"O principal objetivo do alongamento é o aumento da flexibilidade. A não realização dele pode comprometer a postura, a boa circulação sanguínea e diminui seu rendimento, pois os músculos estarão tensos e encurtados, causa desconforto e até dores", esclarece Nayara. Poucos segundos diários lhe renderão horas de bem-estar.
(Fonte) DaquiDali