- Voltar ao Início »
- Alimentação »
- 5 erros na hora do jantar que estão fazendo você engordar
Publicado por : Unknown
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Para evitar o aumento de peso ou conseguir emagrecer é preciso manter um cardápio saudável e equilibrado em todas as refeições. Contudo, a hora do jantar é um momento que requer ainda mais atenção porque pode favorecer – e muito! – o aumento de peso e atrapalhar o sono.
Comer demais
Com a correria do dia, muitas pessoas não tem tempo de almoçar direito e, por isso, acabam fazendo do jantar a principal refeição do dia. Contudo, a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, explica que é preciso ficar atenta à quantidade e aotipo de alimento consumido no jantar. “À noite o metabolismo desacelera, o que faz com que o corpo gaste menos energia. Para evitar o ganho de peso é importante optar por uma refeição leve nesse horário”, explica.
Horário
Segundo a especialista, comer vendo TV está na lista de erros (Thinkstock)
Outro hábito que prejudica o sono e favorece o aumento de peso é jantar em um horário muito próximo da hora de deitar. Segundo a neurologista Rosa Hasan, da Associação Brasileira do Sono (ABS), o ideal é jantar pelo menos duas horas antes de dormir para evitar refluxo gastresofágico. Além disso, com o metabolismo mais lento, a ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcar resulta em acúmulo de gordura.
Assistir TV
Comer assistindo TV é outro erro comum que a maioria das pessoas comete na hora do jantar, seja para relaxar ou otimizar o tempo livre. A médica nutróloga Paula Cabral, da Clínica Hagla, no Rio de Janeiro, explica que estar em um momento mais relaxado faz com a pessoa coma mais e não perceba a sensação de saciedade ou até mesmo a quantidade de comida ingerida.
Carboidratos
Massas e pães são pratos que devem ser evitados no jantar (Thinkstock)
O consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados, como pão, batata e macarrão, causam aumento de peso porque à noite o organismo reduz sua capacidade de metabolizar a insulina, hormônio liberado pelo carboidrato. A dica da nutricionista Cintya é apostar no consumo de carboidratos complexos encontrados em cereais e alimentos integrais.
Ceia
Outro erro comum é ingerir alimentos pesados e ricos em açúcar na ceia, última refeição do diaque acontece meia hora antes de dormir. De acordo com Cintya, o ideal é investir em alimentos que auxiliem no processo de relaxamento, como banana, chá de camomilaou cereja, leite com mel.
Fonte: BolsadeMulher