- Voltar ao Início »
- beleza , cuidados »
- Desodorante e antitranspirante: qual a diferença?
Publicado por : Unknown
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Item indispensável para o dia a dia de todas as pessoas, o desodorante é um produto que nunca pode ser esquecido, pois além de combater maus cheiros na região das axilas, ele também auxilia na diminuição da transpiração em excesso.
Apesar de sempre nos referirmos ao produto como desodorante, ele pode ser somente um antitranspirante e, por isso, é importante saber as diferenças entre os dois, para que você saiba qual o melhor produto para você.
Desodorante x Antitranspirante
Desodorantes
A maior função do desodorante é perfumar o corpo. Eles possuem ingredientes antibacterianos que ajudam a eliminar as bactérias que causam o mau cheiro. Portanto, eles perfumam as axilas, mas não impedem a transpiração. Em relação ao seu uso, o desodorante pode ser aplicado em todo o corpo.
Antitranspirantes
Eles também possuem propriedades desodorantes e ajudam a eliminar bactérias, porém a função principal dos antitranspirantes é controlar a transpiração excessiva, protegendo o corpo contra o suor e promovendo a renovação celular.
A ação antitranspirante ocorre porque o produto forma uma película bloqueadora que impede a saída do suor. Ao contrário dos desodorantes, estes devem ser usados somente nas axilas.
Tipos de desodorantes e antitranspirantes
Existem diversas versões disponíveis no mercado. Segundo a dermatologista Patricia Ormiga, da Cliniqderm, a eficácia do produto é dada pelos ativos usados nas fórmulas e não por seus veículos, portanto a escolha de uma ou outra versão depende do sensorial das usuárias. “Uma pele mais seca se beneficia das versões em barra ou creme. Já quem prefere que o desodorante evapore rápido, vai preferir aerossóis ou sprays”, comenta Patricia.
Dica
Mesmo que os produtos ofereçam proteção por 24 horas, remova-os sempre com água e sabão para a pele respirar. Antes de uma nova aplicação, limpe sempre a anterior.
Fonte:iMulher