- Voltar ao Início »
- Dieta , Fitness »
- Conheça mais sobre os Suplementos Alimentares
Publicado por : Unknown
quarta-feira, 16 de julho de 2014
Quando utilizados de forma correta, os suplementos podem fazer com que a dieta se torne mais prática no dia a dia.
Muita gente acredita que conseguirá atingir resultados mais rápidos com os suplementos. Os principais desejos estão relacionados ao aumento de massa muscular e à redução do percentual de gordura corporal, no entanto, é importante ressaltar que o suplemento não faz milagre.
O termo “suplemento” é comumente utilizado de forma errada. Suplementar significa dar um determinado nutriente a mais do que a pessoa precisa. No entanto, o que realmente ocorre é que muitas pessoas, ao utilizarem os suplementos, terminam complementando sua dieta com algum nutriente que estava faltando. Por exemplo, alguém que compra proteínas em pó ou cápsulas de vitaminas e minerais pode terminar beneficiando-se com essa atitude se a dieta estiver verdadeiramente carente desses nutrientes. Porém, se a pessoa comprar um determinado suplemento e sua dieta for rica naquele nutriente, o excesso pode prejudicar sua saúde, gerando uma sobrecarga especialmente nos rins e fígado. Portanto, para saber se há ou não a necessidade de determinado suplemento é necessário que toda a alimentação seja detalhadamente analisada por um profissional nutricionista capacitado.
Quando utilizado de forma correta, o suplemento pode fazer com que a dieta torne-se mais prática no dia a dia. Mas, infelizmente, as pessoas não buscam orientação qualificada antes de comprar os suplementos. Muitas vezes compram o que não precisam e acreditam estar tendo a atitude correta. Aqui vale destacar que o suplemento nada mais é que um determinado constituinte de um alimento, porém em sua forma concentrada.
Os suplementos mais comumente vendidos são: os hipercalóricos, proteínas e aminoácidos, que podem ajudar no aumento de massa muscular; os termogênicos que supostamente auxiliam a reduzir o percentual de gordura; e a creatina que pode promover melhorias no desempenho em exercícios que envolvam alta intensidade e curta duração, como por exemplo, a musculação.
É importante que haja consciência da população no sentido de que não existe mágica. Os resultados da melhora na alimentação e prática de exercícios são lentos. Por exemplo, uma pessoa que deseja emagrecer, pode perder algo em torno de 1 kg por semana. Aumentar a velocidade de perda pode contribuir para que mais massa muscular seja perdida, o que dificultará a manutenção do novo peso, e proporcionará um retorno ao peso anterior.
O uso de suplementos pode ocorrer em atletas e praticantes de atividade física, no entanto, dificilmente os resultados aparecerão sem que uma dieta equilibrada seja incorporada. Os suplementos podem facilitar a vida, mas não são melhores que o alimento in natura. O importante é sempre procurar um nutricionista para definir quais nutrientes são necessários para a sua dieta.
Fonte: iSaúde Bahia