- Voltar ao Início »
- Bucal , Saúde »
- Dor de dente: cárie ou dentes sensíveis?
A dor de dente, quando em quadros agudos, é uma das mais intensas que existe. Apesar do incômodo, ela serve como uma defesa do organismo, ou seja, a dor é um alerta de algo de errado está acontecendo.
A dor de dente pode ocorrer de forma espontânea (sem causa aparente) ou provocada por algum estímulo. O diagnóstico diferencial entre dor provocada por sensibilidade ou por cárie só pode ser feito por um dentista. Normalmente a dor de sensibilidade está relacionada à alteração abrupta de temperatura, principalmente o frio, e passa em poucos segundos após o estímulo. Porém, em dentes com superfície muito desgastada, qualquer estímulo pode provocar dor. A sensibilidade dentinária afeta um quarto da população adulta.
As causas mais comuns de sensibilidade são:
- Desgaste na superfície dos dentes;
- Exposição da raíz dos dentes geralmente associada a problemas periodontais;
- Técnicas incorretas de escovação;
- Clareamento dental feito de maneira incorreta;
- Dentes fraturados ou lascados;
- Bruxismo (ranger os dentes).
Como previnir a sensibilidade dentária?
- Pergunte ao seu dentista como escovar os dentes da maneira correta;
- Utilize uma escova de dentes com as cerdas macias;
- Utilize pastas de dentes próprias para a sensibilidade e evite pastas muito abrasivas.
Como tratar a sensibilidade dentária?
- Aplicação, em consultório, de produtos específicos para reduzir a sensibilidade dentária;
- Aplicação de laser - Laserterapia
Identificando a dor causada pela cárie
A dor provocada pela cárie pode ter vários graus, dependendo da extensão e profundidade da lesão. Inicialmente pode ser muito parecida com a dor da sensibilidade, mas conforme vai evoluindo, vai aumentando de intensidade e duração.
Normalmente a cárie dói com alimentos doces, mas pode doer com alimentos quentes e frios também, principalmente quando ela atingiu o canal do dente. O diagnóstico deve ser feito pelo dentista, o quanto antes, para evitar um comprometimento maior da estrutura dental.
Outras possíveis causas da dor
A cárie e a sensibilidade dentinária são os casos mais comuns de dor na cavidade bucal, porém muitas outras doenças podem afetar o paciente. Podemos citar os problemas gengivais e periodontais, problemas articulares, apertamento dental (bruxismo), entre outros.
Toda dor, quanto persistente ou muito intensa, deve ser investigada. A melhor maneira de tratar o problema é, primeiramente, fazer um correto diagnóstico, consultando um cirurgião dentista.
Fonte: Yahoo